Skip to main content

Garantir a segurança da sua vida e do seu patrimônio é fundamental. Por isso a contratação de um seguro que proteja aquilo que você conquistou com o seu trabalho se torna tão importante para sua tranquilidade. Aí entra o papel de uma corretora de seguros confiável. E como escolher uma corretora de seguros que atenda plenamente suas necessidades? Vamos a algumas dicas que podem ajudá-lo a fazer a escolha certa.

 

 

Qual é a diferença entre uma corretora de seguros e uma seguradora?

Vamos primeiramente esclarecer essa dúvida muito comum. As seguradoras são empresas autorizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) a oferecer serviços de seguros. Seu papel é emitir a apólice, assumir os riscos, e em caso de sinistros previstos pela cobertura, arcar com as indenizações ao segurado. Já as corretoras de seguro são intermediárias nessa relação, conectando o segurado com as companhias seguradoras, realizando a contratação do serviço, sem a responsabilidade de pagar as indenizações, apenas de intermediar esse atendimento.

 

Mas então, o que faz uma corretora de seguros?

Bem, de forma resumida, seu principal papel é assessorar o segurado a fazer a melhor contratação do serviço e auxiliar em todas as questões relativas a esse contrato. Ele atua como um consultor que consegue apresentar as melhores soluções na área de seguros. Em um primeiro momento a corretora faz a seleção dos serviços que poderão melhor atender as necessidades do cliente, e diante de uma análise de riscos, busca uma apólice mais vantajosa, com as coberturas ideais para cada perfil. Depois da contratação do seguro, a corretora tem o papel de representar o cliente junto à seguradora, para garantir o cumprimento do contrato ao longo de sua vigência, dando todo apoio necessário, fornecendo informações e também em caso de sinistros.

 

Bem, tá certo, mas enfim, como escolher uma corretora de seguros?

Para escolher uma corretora alguns aspectos são muito importantes para levar em consideração e garantir sua tranquilidade durante a vigência da apólice.

Observar a reputação é o primeiro passo. As redes sociais e os sites de opinião, são ótimos para isso, mas nada melhor do que falar com quem a gente conhece e confia, não é mesmo? Peça dicas aos amigos e familiares.

Outro ponto básico a ser considerado é a formalização, ou seja, verificar se a empresa possui registro no órgão na entidade reguladora das corretoras, a SUSEP. Procure avaliar o atendimento oferecido pelo corretor. Veja se ele responde a todas as suas dúvidas, a agilidade e precisão das respostas, pois isso pode dizer muito sobre a empresa. Pergunte qual é o suporte oferecido pela corretora após a contratação do seguro, pois ela deve oferecer suporte constante, afinal, nunca sabemos quando vamos precisar do serviço.

Por último, analise os valores. O valor da franquia não é o único ponto a ser observado. Algumas pessoas, buscando economizar em seguros para carros, por exemplo, acabam contratando apólices com um valor de franquia muito alto ou optando por coberturas inferiores. Revise com atenção os termos da proposta e questione o que achar necessário, mas não escolha uma corretora que não forneça essas informações antes da contratação.

Escolher uma corretora de seguros séria e confiável vai ajudá-lo a poupar dores de cabeça no futuro. Com um pouco de pesquisa, você pode ter mais segurança na hora da contratação, sobretudo quando se tratar de coberturas essenciais, como seguro de vida, previdência e saúde. Afinal, a corretora será responsável por oferecer a você as melhores opções em seguros e garantir todo o suporte em caso de imprevistos.